Além de suas belas praias e trilhas, a Ilha do Mel conta ainda com algumas atrações turísticas bem famosas. Não deixe de conhecê-las!
Gruta das Encantadas
Situada na parte sul da Ilha, a Gruta é o patrimônio natural mais importante da região. Ela foi criada graças à ação contínua do mar sobre o diabásio, um dos componentes minerais do morro.
O resultado é uma paisagem surreal onde pedra, água e areia se encontram de maneira indescritível, formando um cartão postal espetacular, cujo acesso foi facilitado com a construção de uma passarela para turistas. Ao visitar a Ilha do Mel, não deixe de se encantar com a Gruta das Encantadas!
Farol das Conchas
Erguido por ordem de Dom Pedro II, o Farol das Conchas fica no Morro das Conchas, e pode ser visto de praticamente qualquer lugar da Ilha. Além de belo, desde 1872 o farol cumpre a nobre missão de orientar os navegadores que visitam a Baía de Paranaguá.
No Farol situa-se o núcleo administrativo da Ilha do Mel, bem como diversos serviços úteis como posto de saúde, posto telefônico, centro de recepção e orientação ao turista e praça de animação. além de um dos postos do Batalhão da Polícia Florestal.
A comunidade do Farol conta com muita pousadas, bares e restaurantes para recepcionar os turistas. Nas proximidades do Farol, temos belas praias de areia escura (por conta da matéria orgânica em sua composição) como a Praia do Farol e a de Nova Brasília.
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres
Construída em 1767 por ordem de Dom José I, Rei de Portugal o objetivo principal da Fortaleza era proteger não apenas o local, mas o Brasil, visto que fica em Paranaguá um dos maiores e mais importantes portos do país.
Embora hoje seja apenas uma atração turística, em 1850 a Fortaleza foi palco do famoso “Combate Cormorant”, onde um vapor de guerra inglês aprisionou três embarcações nacionais por conta do tráfico ilícito de escravos.